No post passado falamos da formação do campo harmônico maior com tríades (3 notas por acorde). Hoje falaremos do campo harmônico maior com tétrades (4 notas por acorde).
Para as tríades a regra era pegar o 1°, 3° e 5° graus da escala e formar os acordes.
Ficando da seguinte forma:
I IIm IIIm IV V VIm VIIm(b5)
Essa fórmula serve para qualquer tonalidade. Vamos pegar como exemplo o Dó Maior.
O campo harmônico ficaria da seguinte forma:
C Dm Em F G Am Bm(b5)
Agora vamos acrescentar mais uma nota que será o sétimo grau em cada acorde.
Ficará dessa forma:
C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5)
Ficando a fórmula para todos os tons:
I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 VIm7 VIIm7(b5)
Repare que foi acrescentado o sétimo grau a cada acorde, porém em alguns acordes a sétima ficou maior e em outros menor. Isso acontece devido à diferença de intervalos entre as notas. A sétima maior tem cinco tons e meio, e a sétima menor cinco tons.
Um macete para calcular o intervalo de sétima é calculá-lo pela oitava, ou seja, se eu calcular a nota si em relação ao dó na oitava, a diferença será de meio tom (si para dó). Isso dá um sétima maior. Se eu calcular a nota sib em relação ao dó também na oitava, a diferença será de um tom, portanto uma sétima menor.
Assim: de dó a si temos uma 7M (sétima maior), de dó a sib temos uma 7 (sétima menor).
Usando a fórmula acima escreva o campo harmônico de todas as tonalidades e confira com a tabela abaixo. Depois toque os acordes no acordeom para entender a diferença entre eles.
Agora vamos usar os campos harmônicos para descobrir a tonalidade das músicas abaixo. Fique atento pois as sétimas podem aparecer em alguns acordes e em outros não.
Anote as respostas que o resultado estará no próximo post:
Asa Branca - C F G7 - Qual é o tom? Resposta:
Luar do Sertão - F Gm C7 Resposta:
Kilometro Once - G D7 Am Em Resposta:
Felicidade - Dm Am G7 C Resposta:
Cabecinha no Ombro - C7 F Bb Resposta:
É importante frisar que muitas vezes as músicas tem mais de uma tonalidade. Isso é chamado de modulação. A mudança de tonalidade pode vir assinalada na armadura de clave ou não. Isso depende do tamanho da parte da música que modulou. Se foi uma parte pequena ela nem é assinalada e para entendermos essa modulação devemos conferir os acordes.
Exemplos de músicas que tem modulação: Olha pro céu (Luiz Gonzaga), Brasileirinho (Waldir Azevedo), Carinhoso (Pixinguinha), Tico tico no Fubá (Ernesto Nazareth).
Você conhece outras músicas que tem modulação?
Deixe o nome delas nos comentários!
Por hoje é só pessoal! No próximo post falaremos do campo harmônico menor.